Não, o boneco que
estamos falando aqui não é o boneco acima, embora talvez tenha sido a primeira
coisa que veio à sua cabeça.
“O último passo
antes de enviar seu arquivo para a gráfica é a confecção de um boneco, ou seja,
um protótipo de seu material impresso, que pode ser feito em casa, para
ver se há erros de digitação, por exemplo, além de dar uma ideia de como ficará
o produto final.”
O boneco é uma prova
impressa do seu arquivo, simulando, de forma aproximada, como ele deve ficar em
seu formato final (ou seja, impresso). O boneco é muito importante para
identificar e prevenir falhas que não foram ou não poderiam ser identificadas
sem a geração de um “protótipo”.
Existe
diversos tipos de bonecos. Os bonecos mais comuns na área gráfica são
os bonecos/protótipos de catálogos, brochuras, folders, embalagens e caixas.
Esses materiais
impressos são geralmente um pouco mais complexos, precisam de dobras e por isso
merecem uma atenção especial antes de serem produzidos.
No tutorial abaixo,
vamos abordar o exemplo de um boneco para catálogos, por ser confeccionado com
maior frequência que os demais.
Como ilustra a
imagem abaixo, um catálogo é composto por várias partes: página, folha, lâmina
e caderno.
No exemplo acima, começamos com uma lâmina de papel. Com a impressão nas duas faces da lâmina, além da dobra, criamos duas folhas. Como cada folha tem duas páginas, obtemos como produto final um folder de quatro páginas.
O exemplo acima ilustra o processo de montagem de um caderno a partir de uma lâmina impressa e dobrada. A junção de três lâminas pelo grampo cria o caderno. Neste caso, o caderno tem doze páginas, seis folhas e é composto por três lâminas.
Ao montar o seu boneco você deve
primeiramente fazer a imposição das páginas, ou seja, deixá-las alocadas de
forma que ao montar os cadernos elas estejam na posição correta.
A imposição “caseira” do boneco
funciona da seguinte maneira:
A imposição começa por posicionar a capa com a quarta capa. Ou seja, a primeira página está ao lado da última, e a segunda ao lado da penúltima. Nesse exemplo temos página 1 e página 4 unidas em imposição, na frente, com página 2 e página 3, no verso.
Se não for possível imprimir seu boneco em frente e verso, cole as duas faces respeitando a imposição. Marque a dobra no seu devido local e dobre seu boneco para dentro, deixando a primeira e ultima página no lado externo.
Ao imprimir, certifique-se de que a
imposição está sendo feita corretamente. Você pode imprimir todo o arquivo em
preto e branco na primeira vez para checar a ordem das páginas. Certificando-se
de que está tudo correto, você pode imprimir uma versão colorida para checagem
da combinação de cores.
1. A capa será seu referencial,
portanto comece por ela.
2. Ao abrir, confira se a ordem das
páginas do verso está correta.
3. Depois, dentro do caderno da
capa, vá colocando as outras lâminas, com as páginas 2 e 3, 4 e 5,
respectivamente. Faça isso até acabarem as lâminas.
4. Feche o modelo por completo e faça as verificações necessárias.
O boneco é a simulação mais fiel do resultado que se espera atingir no material depois de impresso. Com ele, é possível avaliar o conjunto todo.
Como você pode ver, montar um
boneco é muito fácil e permite visualizar detalhes que só podem ser percebidos
com o modelo impresso. O boneco é recomendado para verificações de tamanho do
impresso, legibilidade das fontes (ou outros elementos, como QR Codes, por
exemplo), erros gramaticais, elementos muito próximos das bordas do papel, além
de ordem das páginas.
Referências Bibliográficas:
O que é um boneco? Como fazer um boneco?. [S. l.], 2019. Disponível em: https://www.printi.com.br/montagem-do-arquivo/o-que-e-um-boneco-como-fazer-um-boneco. Acesso em: 9 out. 2020.
O que é prova de impressão e qual a importância para o seu trabalho. [S. l.], 28 maio 2019. Disponível em: https://blog.revendakwg.com.br/inspiracao-design/o-que-e-prova-de-impressao/. Acesso em: 9 out. 2020.
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